No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, ela ocorre com muito mais frequência de maneira acidental. Isso porque a intoxicação não pode ser causada apenas por substâncias atípicas, como o chumbinho.
Um dos principais motivos de intoxicação é o envenenamento, sim, mais comum do que muitos imaginam, pode ser ocasionados tanto de maneira acidental com produtos de limpeza como de maneira criminosa utilizando o chumbinho.
Existem diversos produtos de uso corriqueiro, alimentos e até artigos de decoração, como as plantas, que podem acabar intoxicando o pet. No caso da intoxicação alimentar em cachorro, entre os alimentos comuns e tóxicos, estão:
- Chocolate; Uva fresca e uva-passa; Alho; Cebola;
- Macadâmia; Carambola; Abacate; Bebidas alcoólicas;
- Alimentos com cafeína, Alimentos com xilitol.
ATENÇÃO: NUNCA DÊ ESSES ALIMENTOS PARA SEU AMIGO DE QUATRO PATAS, NEM MESMO UM PEDACINHO.
Na decoração, fique atento às seguintes plantas venenosas para cachorros:
- Comigo-ninguém-pode; Costela de adão;
- Jiboia; Espada-de-São-Jorge; Bico-de-papagaio;
- Folha-da-fortuna, Azaleia.
Caso queira ter uma dessas plantas em casa, certifique-se de que ela será mantida num local fora do alcance de seu cachorro. Por fim, especialmente no caso de pets filhotes e/ou muito curiosos, redobre a atenção com produtos de limpeza, como água sanitária e com remédios.
Em caso de suspeita de intoxicação por qualquer motivo, leve seu pet imediatamente ao veterinário. Não ofereça, água, leite ou qualquer outro alimento sem recomendação do veterinário.