Com que frequência você costuma escovar os dentes do seu pet?
Sim, apesar de a maioria das pessoas não pensar que seja algo necessário, escovar os dentes do cão é muito importante.
Você chega em casa, e lá vem ele, todo feliz te receber, ele pula, late, faz de tudo para chamar a sua atenção, até que você pega o seu pet no colo, e ganha aquela lambida de boas-vindas, mas apesar da alegria em estar com ele, você sente um cheiro nada agradável, aquele mau-hálito. Abre a boca dele, e logo vê aquela placa amarela esverdeada, além de nada agradável, ela pode causar problemas mais graves no seu amigo.
Cerca de 90% dos cães possuem algum problema dental, o mais frequente entre eles, é a doença periodontal. Ela se inicia com o acumulo de placa bacteriana (tártaro) na superfície dos dentes de cães e gatos, e pode evoluir para a gengiva, ossos e até outros órgãos.
Mas de onde essa placa vem? Ela se forma naturalmente nos restos de alimentos que ficam presos nos dentes, mas alguns alimentos, por serem muito macios, como carnes, frutas, patês, guloseimas, etc. favorecem essa formação, isso acontece porque esses alimentos não geram atrito durante o seu consumo, o que naturalmente ajudaria a remover os restos dos dentes. Sendo assim, nós devemos ajudar nessa remoção, oferecendo aos nossos amigos alimentos com texturas e tamanhos adequados, brinquedos de morder, e realizando a escovação dos dentes, pelo menos 3 vezes na semana. É importante acostumar eles a essa escovação desde cedo, quando ainda são filhotes, tornando assim esse procedimento mais fácil e menos estressante.
Quando não ocorre essa remoção mecânica, a placa se acumula formando crostas que causam o mau hálito (halitose), problemas nas gengivas (gengivites, sangramentos, etc), dor e até a perda dos dentes, além de problemas mais graves, que podem atingir o coração, rins, fígado e até mesmo o sistema nervoso central (isso ocorre quando essas bactérias vão para a corrente sanguínea).
Quando a doença periodontal se instala, o tratamento é feito com um procedimento chamado Tartarectomia, esse procedimento consiste na remoção mecânica do tártaro com o auxílio de um aparelho de ultrassom, muitas vezes, devido ao avançado estado da doença, há também a necessidade da extração de alguns dentes e a utilização de antibióticos.
Agora que você já sabe a importância da higiene dos dentes do seu amigo, que tal dedicar um tempinho ao sorriso dele?